Gastos com a folha de pagamentos e os encargos são os campeões dos custos no condomínio, segundo o Secovi, o sindicato da habitação.
O mercado imobiliário mudou e alterou significativamente o perfil de moradia do brasileiro. Cada vez mais as casas vão dando espaço aos apartamentos e uma das mudanças mais significativas é a divisão das despesas de água, luz e manutenção das áreas comuns de um condomínio.
Quando a gestão do condomínio e condôminos estão dispostos a colaborar, com revisões orçamentárias e medidas educativas para economia de energia e redução do uso da água, os custos com o condomínio podem ser reduzidos em até 30%.
Pensando nisso, a Liv Condomínios elaborou 5 maneiras de economizar no seu condomínio:
1 - Fique de olho nas folhas de pagamento e horas extras
O maior gasto de um condomínio é com a despesas de folha, como salário e encargos, seguido por água, luz, gás, telefone e manutenções. Se os gastos com horas extras estiverem muito altos, é hora de repensar se não vale a pena contratar um outro funcionário, por exemplo.
2 - Poupe energia elétrica
Avalie possíveis desperdícios de energia elétrica. Instalação de sensores de presença, modernização de elevadores e geradores são saídas geralmente adotadas. Substituir as lâmpadas fluorescentes e comuns por LED pode parecer pouco, mas representa uma grande economia na conta do condomínio.
3 - Economize água (e fique de olho nos vazamentos)
Checar se há vazamentos de água no prédio: as contas do condomínio podem diminuir até 20%. Se houver espaço, pense na construção de reservatórios para armazenar a água das chuvas. Ela pode ser reaproveitada na limpeza das áreas comuns e nos jardins.
4 - Realize manutenções preventivas
Todo condomínio deve ter em seu cronograma de obrigações as manutenções preventivas. Elas são bem mais econômicas que as obras de reparação. Dentre essas manutenções estão a verificação do para-raio, bomba de água, elevadores, impermeabilização, verificação de vazamentos. Tudo isso evita obras de grande porte e, consequentemente, grande custo.
5 - Combata a inadimplência
Em um condomínio com 10 apartamentos, por exemplo, a inadimplência de apenas uma unidade significa a redução de 10% na arrecadação. Por isso, é fundamental o papel preventivo da administradora, conscientizando os condôminos sobre a importância que tem a falta de pagamento e também a cobrança ativa e imediata, procurando não deixar acumular meses em atraso.
Комментарии