top of page

Blog da Liv

7 dicas para ser um síndico mais efetivo

Todo condomínio precisa da presença do síndico para manter a ordem do ambiente e a execução de atividades para o bem comum. Por esse motivo, tem-se buscado contratar pessoas que reúnam um conjunto de características e qualificações, estando dentro de um perfil esperado.

Esse profissional será o intermediador das relações entre moradores e a administradora de condomínios. Então, se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, confira nos próximos tópicos algumas dicas de como se tornar um síndico de sucesso.



síndica analisando documentos do condomínio com cachorro ao seu lado
Como ser um síndico mais efetivo

Como se tornar um síndico profissional


Você quer se tornar um síndico e não sabe por onde começar? É muito importante que você leve em consideração uma série de fatores e que sobretudo analise se o seu perfil se encaixa nesse cargo. Você tem uma boa comunicação e é rápido em resolver problemas? Tem inteligência emocional e empatia?

Inicialmente, é necessário que você se conheça. Em seguida, conheça as principais leis condominiais. Desenvolva esses conhecimentos e verifique também quais são as principais necessidades do local. Compreenda a lei e as funções de profissional.

Em seguida, verifique se você tem tempo livre para as atividades diárias, como resolver problemas, conversar com condôminos e funcionários. Além disso, atente-se às tarefas administrativas e ao trabalho da administradora de condomínios.

Os dois devem andar em consonância e trabalhar de forma conjunta para que tudo caminhe perfeitamente bem. Além de tudo isso, perceba se você terá capacidade de lidar com questões financeiras e administrativas.

Vantagens de se tornar um síndico


Existem algumas vantagens em se tornar um síndico. Primeiramente, você poderá ser remunerado pelo trabalho realizado no condomínio, assim como em qualquer outro emprego.

Além disso, essa é uma das profissões que tem crescido mais nos últimos anos e que tende a crescer cada vez mais. O motivo é que muitas pessoas tem buscado o conforto e segurança que só os condomínios fechados proporcionam.

Outra vantagem é a possibilidade de atuar de forma autônoma, poder atuar em vários condomínios e não ficar preso a um só local. Obviamente, o síndico precisa comparecer às reuniões presenciais, porém, ele pode trabalhar de um escritório ou de casa.

Enfim, esse é um trabalho que exige não só dedicação, como também gostar das atividades. Esse cargo pode ser uma fonte de renda para muitas pessoas.

Responsabilidades desse profissional


Agora que você já entende como funciona o trabalho do síndico, esse é o momento de conhecer as suas principais responsabilidades. Elas são muitas, mas iremos listar apenas as principais que você deve levar em conta:

● Organizar os encontros, assembleias e reuniões;

● Prestar contas;

● Coordenar equipes e outros colaboradores;

● Fiscalizar a inadimplência;

● Garantir a preservação e manutenção das áreas em comum;

● Contratar uma administradora de condomínios para fiscalizar e supervisionar as movimentações.

7 Dicas para ser um bom síndico


Se você tem interesse em se tornar um síndico, fique atento a essas dicas que listamos. Elas podem te ajudar bastante nessa trajetória inicial.

Seja organizado

Organização é a palavra chave para qualquer função que o síndico vá assumir. Como ele será responsável por várias atividades, é fundamental que ele tenha uma agenda e anote todos os compromissos.

Divida as responsabilidades e funções

Saber delegar funções e distribuir tarefas é fundamental para ser considerado um bom síndico. Ele sozinho não será capaz de auxiliar os moradores, organizar documentos, cuidar de questões jurídicas e outras burocracias

Outros profissionais como o gerente predial, o zelador e a equipe da administradora de condomínio serão grandes aliados. Portanto, se você precisar realizar manutenções, treinamentos, supervisão limpeza e outras tarefas, conte com a ajuda de outras pessoas.

Conheça bem a legislação

Já falamos aqui sobre a importância do síndico conhecer sobre leis condominiais. Essa é uma das responsabilidades básicas para que ele auxilie os condôminos. Porém, esse conhecimento pode ser inicial e a administradora ter um domínio maior sobre o tema.

Tenha autoridade

Liderar um condomínio requer responsabilidades e autoridade, o que não significa autoritarismo. As decisões devem ser tomadas numa assembleia geral, com respeito a todos os envolvidos.

Por isso, agir como se fosse o dono do local não será profissional e ainda causará dúvidas aos moradores se você é realmente a pessoa mais indicada. Portanto, tenha boa vontade e pratique sempre que puder a sua escuta.

Conheça o condomínio

O melhor síndico é aquele que conhece o condomínio em seus detalhes. É parte do seu trabalho saber o que os moradores precisam, as modificações que precisam ser feitas e melhorias.

Além disso, é fundamental que ele tenha um bom relacionamento com todos, seja funcionário ou morador. Não só isso, como também a rotina e o dia a dia deles, para que assim sejam definidas as melhores práticas.

Saiba otimizar o tempo

Marcar reuniões, fazer visitas periódicas aos condomínios, colher informações dos moradores, etc. São tantas coisas a serem feitas que o tempo por vezes parece mais curto do que é realmente.

Por isso, o síndico deve entender bem de planejamento de tempo, identificar quais as atividades mais urgentes e o que pode ser feito depois. Ou seja, o bom síndico deve distribuir as tarefas por ordem de prioridade.

Cuide da manutenção

Cuidar da manutenção dos condomínios é uma das principais funções do síndico. Só ele será capaz de descobrir falhas no local e saber o que pode ser melhorado.

Portanto, esse profissional ficará responsável por comprar equipamentos para prevenir incêndios, fazer manutenções em piscinas, rede de gás e elevadores, cuidar da limpeza e fazer check-list de tudo o que houver. Ele garantirá também a segurança e harmonia em cada detalhe.

Contratar um bom síndico nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, deve-se avaliar todas as habilidades demonstradas por esse profissional para preencher essa função.

Após contratar o síndico, deve-se pesquisar também sobre administradoras de condomínios disponíveis. Existem muitas empresas que atuam com profissionais gabaritados e que podem atuar de forma conjunta com os colaboradores do condomínio.

Ela será responsável por fiscalizar o síndico, cuidar de questões mais burocráticas e determinar ações efetivas na melhoria do ambiente. Sem dúvidas, o trabalho de ambos será fundamental para todos.


Esperamos ter ajudado.

Conte com a Liv.

0 comentário
bottom of page