top of page

Blog da Liv

A construtora entregou as chaves. E agora?

Recebeu as chaves de seu apartamento? Prepare-se: há muito o que fazer para transformar o prédio em um Condomínio. Para deixar tudo funcionando perfeitamente é necessário percorrer um longo caminho, e o primeiro passo é a eleição de um síndico.




Iniciando os trabalhos Eleito síndico, o primeiro passo é tirar o CNPJ do condomínio. Esse item é necessário para as próximas etapas. Para obter o CNPJ é preciso de uma série de documentos que deverão ser enviados à Receita Federal, órgão responsável pela emissão do mesmo.

Com o CNPJ do condomínio em mãos, é importante que o novo síndico busque uma apólice de seguros para o local. O responsável tem até 120 dias para fechar esse serviço, mas é importante que o faça o mais rápido possível. Assim, os condôminos ficam protegidos, pelo menos, de incêndios, raios e explosões.

Também é importante pedir à prefeitura o desmembramento da cobrança do IPTU das unidades e à empresa concessionária de água que individualize a medição, caso a Construtora não o tenha realizado. 

E a construtora? As construtoras geralmente registram uma minuta da Convenção de Condomínio e do seu Regimento Interno. 

Outro “bônus” oferecido pela construtora é a indicação de uma Administradora, que irá ajudar o síndico nos trabalhos iniciais, e que tem papel importante neste início dos trabalhos.

Documentos importantes Ao tomar posse do novo condomínio, é importante atentar para os seguintes documentos: • Habite-se (Documento expedido pela prefeitura que garante que a edificação está apta para moradia); • Alvará de aprovação e execução da construtora; • Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros; • Projetos executivos de instalação: elétrica, de para-raio, paisagismo (se houver); • Mapeamento da rede de telefonia, dados, ventilação mecânica e ar condicionado (em caso de condomínio comercial); • Manual do proprietário; • Certificado de garantia de equipamentos (como elevadores, interfones, circuitos de tevê, portões), suas notas ficais e seus manuais técnicos; • Memorial Descritivo do condomínio

Checagem Tão importante quanto receber as chaves da unidade é saber se as áreas comuns do condomínio estão de acordo com o que foi prometido em contrato.  Por isso é importante que o síndico, de posse do memorial descritivo, confira se a construtora cumpriu o que prometeu. Caso haja desconformidades, é importante fazer contato com a construtora, para que a ela possa fazer as devidas alterações. 

Com a ajuda da administradora Contando com uma Administradora, o síndico deve tratar em Assembleia: • Custos de investimentos iniciais (tapetes, carrinhos, equipamentos de limpeza, máquinas para lavar as áreas comuns, escadas, ferramentas, etc); • Custos referentes aos funcionários (próprios ou terceirizados), produtos de limpeza e de peças de reposição de iluminação; • Previsão orçamentária para os próximos meses; • Previsão para Fundo de Reserva; • Possíveis alterações na convenção ou regimento interno do condomínio; • Definir o padrão de fechamento das janelas, seja por tela ou vidro Com esses itens votados e aprovados em assembleia, a vida em condomínio começa a tomar forma.

Cadastro dos moradores É importante que o síndico tenha um cadastro dos donos das unidades. Dados como nome completo, telefones, emails, etc.

Evitando problemas no futuro Para evitar possíveis problemas no futuro, o novo síndico deve principalmente se precaver com a manutenção preventiva e com possíveis problemas na edificação. Também deve dar atenção especial à clareza e transparência de sua gestão, principalmente na área financeira.

Pronto! Seu Condomínio começou a tomar forma e corpo, e o mais importante: organizado!

0 comentário
bottom of page