Blog da Liv

Assembleia Virtual em tempo de coronavírus

Atualizado: Nov 13

Desde o início da pandemia do Coronavírus no Brasil e consequente isolamento social, ficou mais difícil para os condomínios realizarem reuniões presenciais. No entanto, a assembleia virtual vem ganhando destaque e reduzindo as aglomerações e chances de contaminação da doença.




Essa foi a solução encontrada por administradoras de condomínios e o síndico para debaterem sobre questões importantes, mesmo estando à distância. Basta ter um computador ou celular conectado à internet para que o encontro aconteça, a qualquer hora, de qualquer lugar.

Para regularizar a situação das assembleias virtuais, foi sancionada a lei nº 14.010 de 2020. Em resumo, a lei determina que as assembleias, exigidas nos artigos 1.349 e 1.350 do Código Civil, assim como sua votação, poderão ocorrer exclusivamente em ambiente virtual.

Entenda como isso funciona e os seus principais benefícios.

Como funciona a Assembleia Virtual?

A assembleia virtual abre a possibilidade dos moradores, contratados e síndico debaterem sobre questões importantes e urgentes. Por ser virtual, não é necessário o encontro físico e os fóruns e votações podem ser direcionados mesmo de forma online.

Ela é super simples e democrática, e a tendência é que mais pessoas participem. As votações são feitas com segurança, sem que haja distorção dos resultados. Além disso, até mesmo os menos familiarizados podem utilizar os sistemas de forma prática. Entenda melhor.

Vantagens x desvantagens

Os benefícios da assembleia virtual são muitos, tais como:

● Distanciamento social;

● Não existe a possibilidade de aglomeração;

● Permite a participação de mais pessoas;

● Maior economia;

● Horários mais flexíveis para todos;

● Não há custos com a plataforma;

● Reunião mais objetivas e menos demoradas.

No entanto, existem alguns pontos negativos que podem interferir na realização da assembleia virtual. Como estamos num período atípico e nunca antes vivido, esses tópicos também devem ser levados em consideração. São eles:

● Desafio da tecnologia, sobretudo para pessoas mais idosas;

● O debate não é mesmo, quando comparamos com reuniões presenciais;

● Mais dificuldade na comunicação;

● A internet pode oscilar durante a reunião.

Sem dúvidas, os benefícios são muito maiores do que as desvantagens. Por esse motivo, cada vez mais empresas têm oferecido essa alternativa aos seus clientes, como forma de reduzir as distâncias sociais e solucionar questões mais urgentes.


Assembleia Virtual na Liv Condomínios

Se você é - ou tem interesse em ser - nosso cliente e está se perguntando se possuímos assembleia virtual nos condomínios, saiba que temos e já realizamos diversas assembleias.

A maior parte dos condôminos aprovou o uso da tecnologia, já que é possível acessar a pauta, ler e votar a qualquer hora do dia, até o prazo final da assembleia.

Aproveite e confira passo a passo sobre como participar das assembleias da Liv



O uso da tecnologia

Esse pode ser um dos maiores impasses para a realização da assembleia virtual. Muitas pessoas ainda têm dificuldade com aparatos tecnológicos e precisam receber uma ajuda para conseguirem utilizar as ferramentas.

Por esse motivo, é função das administradoras de condomínios auxiliar o condômino em todas as etapas, tirar dúvidas e outros questionamentos. Ela terá disponibilidade para orientá-los em relação aos procedimentos e utilização da tecnologia.

Inicialmente, são essas empresas quem disponibilizam a plataforma que será utilizada. Hoje existem muitas opções, onde é possível criar salas de bate-papo, convidar pessoas e trocar arquivos entre si.

Os condomínios menores podem optar por realizar vídeo chamada através do Whatsapp, por exemplo. Mas existem algumas plataformas que foram feitas especialmente para receber um volume maior de pessoas.

A segunda etapa é realizar o cadastro dos condôminos, através de login e senha. Esses dados darão acesso aos moradores e outros envolvidos.

Ademais, a empresa também poderá apresentar as pautas, incluir funções e apresentar propostas. As votações podem ser feitas online também, em qualquer momento do encontro.

Sem dúvidas, essas plataformas são muito úteis para mitigar os efeitos negativos da crise. Elas possibilitam melhores condições de vida para todos, promovendo mais segurança para moradores e confiabilidade para as empresas.

O ideal é que todas as pessoas envolvidas, seja o condômino, síndico ou administradoras de condomínios conversem sobre as necessidades dos encontros. Todas as reuniões devem ter início, meio e fim, pautas revistas previamente e espaços de fala. Só assim será possível levar com mais naturalidade as reuniões na modalidade online.


Esperamos ter ajudado.

Conte com a Liv.

Solicite uma visita

Entre em contato

Telefone: 

(48) 3199-7000

Cel/Whatsapp:

(48)  99183-9538

E-mail: 

contato@livcondominios.com.br

 

Skype:

livcondominios

Endereço:

Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 1315

Sala 504 - 5º andar - Praça Shopping - Tubarão/SC