top of page

Blog da Liv

Terceirização no Condomínio. Vale a pena?

Esse é o tipo de pergunta que muitos Síndicos já devem ter feito.


A terceirização de mão de obra em condomínios vem aumentando muito em vários Condomínios por todo o País e é cada vez mais comum.





É uma parceria que pode dar muito certo, e pode evitar dores de cabeça nos Síndicos, todavia, existe um risco nessa parceria que pode resultar em grandes problemas para o Condomínio.


Um ponto que deve-se deixar bem claro é que a Terceirização nunca pode ter como objetivo a redução de custos para o Condomínio. Pois a empresa contratada, seguindo tudo o que determina a Convenção Coletiva da categoria e também toda a legislação vigente, terá os mesmos custos que o Condomínio tem com salário, impostos, uniformes, Vale Transportes, Alimentação, seguros de vida, etc., além disso, também pagará impostos referente ao faturamento e precisará ter a sua margem de lucro. Por isso, dificilmente uma Terceirização trará benefícios monetários ao Condomínio, a ponto de poder haver uma redução de custos para o Condomínio.


Mas, por outro lado, o Condomínio pode estar pagando salários maiores que a Convenção da Categoria, pode ter uma quantidade de empregados super dimensionado em relação a necessidade do Condomínio, pode estar tendo que repor profissionais por conta de atestados e outros afastamentos, enfim, são vários os fatores que podem estar colaborando para uma folha de pagamento inchada, onde a opção por uma Terceirização, poderia resultar numa redução de custos ao Condomínio.


Além disso, a Terceirização pode ser uma boa opção, em relação aos vários fatores que todos sabem que atrapalham o dia a dia do Síndico, quando o tema é Gestão de Pessoas, como Absenteísmo, Rotatividade, Produtividade, etc.


Sempre é válido fazer uma avaliação da situação atual do Condomínio e verificar possíveis pontos de melhoria que resultem numa redução de custos, e ou, melhoria nos serviços. O Síndico deve sempre conversar com sua Administradora, pois é ela quem poderá avaliar o cenário de uma forma mais técnica e propor soluções.


Esperamos ter ajudado.


Equipe Liv Condomínios

0 comentário

Comments


bottom of page